sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Afonso Herniques, primeiro Rei de Portugal.

Estatua de Afonso Henriques em Guimarães


Dom Afonso Henriques nasceu o 25 de Julho de 1109 em Guimarães, filho de D. Henrique de Borgonha e de D.Teresa, infanta de Leão e Castela e irmã de D.Urraca I da Galiza. Afonso VI, pai de Teresa, concedeu-lhe o condado de Portugal.
O pai de Afonso Henriques morre em 1118 quando ele só tinha quatro anos. Aõs catorce anos Afonso arma-se cabaleiro. A Teresa, depois de perder ao marido, mantivo uma forte relação com Fernam Peres de Trava, uma podrerosa familia da Galiza. A Teresa tentava unificar a Galiza e o Reino de Portucale, mas o seu filho Afonso Henriques não estava de acordo, isto deu como resultado a luta entre mãe e filho: “Batalha de Sam Mamede” no 1128. Afonso saiu vitorioso e desterrou a sua mãe. Asumiu o governo e proclamou-se rei de Portugal ainda que não foi reconhecido até 1139.
Depois para conseguir que Portugal fosse reino independente teve que enfrentar-se aos musulmanos e restaurar as igrejas para demostrar que era um bom cristão. O papa deu-lhe a aprovação em 1179.
Afonso Henriques casou com D. Mafalda de Saboia, Condessa de Sabóia, Piemonte e Maurienne. Era filha do conde Amadeu III de Saboia.
Tiveram sete filhos ainda que três morreram em criança.
Depois da morte do primogénito (Henrique Afonso) ficou como heredeiro da coroa Sancho I, que sucedeu o pai em 1185. 
Trabalho de Santiago Iglesias e David Rodríguez. Alunos de 4º ESO. 

Sem comentários:

Enviar um comentário